Como Organizar sua Festa !


SAIBA COMO ORGANIZAR SUA FESTA
     
      Organizar uma festa infantil é mais simples do que muitas mães pensam. Para que a comemoração seja perfeita e os convidados se sintam bem à vontade, cada detalhe precisa ser pensado com antecedência. Preste atenção nesses passos.


1º PASSO: A LISTA DE CONVIDADOS E ORÇAMENTOS

      Fazer a lista de convidados e confirmar as presenças para saber a quantidade certa de comes e bebes que devem ser encomendados, fazer um orçamento da decoração, das lembrancinhas e de outros serviços que serão necessários é a melhor forma de começar a planejar uma festa de aniversário para criança.


2º PASSO: A ESCOLHA DO TEMA

      O tema para decoração de festa infantil é a principal escolha a ser feita, pois ajuda a escolher os demais detalhes. Tenha uma boa conversa com sua criança, verificando, inclusive qual o tipo de tema e festa que desejam.

        É claro que para o primeiro aniversário esta decisão cabe exclusivamente aos pais.Temas como  da linha BABY são sem dúvida os mais requisitados para o primeiro aninho, entre eles: BABY DISNEY, POOH, BABY MÔNICA, BABY PRINCESAS, BABY LOONEY TUNES, BABY MORANGUINHO , mas temas clássicos como o CIRCO estão entre os mais pedidos, pois há um MITO em que a criança será feliz se fizer este tema no primeiro aninho.    Mas não existe regra, vale o que gostar mais, inclusive temas de época.
     
      Meninos maiores gostam muito de SUPER HEROIS, BEN 10, HOT WELLS, CARROS, meninas maiores são mais delicadas e até mais exigentes, temas como: BARBIE, PRINCESAS são uma boa pedida.
      
      Temas delicados como MORANGUINHO, CINDERELA, GATA MARIE também agradam desde os pequeninos até os mais velhos. Ou mesmo para as mais TEENS , a BETTY BOOP, FASHION, ANOS 60 ou BALADA.     

      Deverá verificar se o orçamento está adequado aos desejos do(a) aniversáriante, se planejar tudo antes, poderá inclusive ter planos parcelados até a festa.
     Tudo na festa é importante, mas uma decoração feia e sem detalhes, poderá dar a impressão de uma festa feita de qualquer jeito, além de não ficar bem nas fotos, vale apena investir um pouco mais na decoração.


3º PASSO: DEFINA O LOCAL DA FESTA

        Há várias opções para montar uma festa infantil: em domicílio, em salões de festas, em buffets infantis, etc.
       Se você deseja fazer a festa num Salão infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e veja tudo o que ele tem a oferecer pensando na idade das crianças convidadas. Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predomina os convidados e o aniversariante.
      Se você pretende fazer a festa em casa você deverá ter muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa gratificante para quem organizou. As vantagens da festa em casa são a de tornar o evento exatamente do seu gosto, caso você não pretenda oferecer uma super estrutura o custo será menor, o horário da festa é mais flexível, mas gerará muito mais trabalho de quem organiza.
      

4º PASSO:
       É hora de definir o convite!
       Você poderá comprar aqueles prontos, vendidos em lojas especializadas, ou mesmo, mandar fazer um personalizado, existem vários tipos, podendo ser fotográficos ou  artesanalmente montados e recortados.
       Distribua com 10 a 15 dias de antecedência, se tiver e-mail de seus convidados ou mesmo telefones, não custa nada dar uma lembrandinha dias antes.
       É sempre bom lembrar que, em média, 10% dos convidados, geralmente , não atendem ao convite, mas por outro lado tem gente que leva alguém a mais, como namorado, amigo etc, então, entre um e outro acaba vindo a quantidade de pessoas convidadas.
        Para quem pretende fazer a festa aos finais de semana, o percentual de ausência diminui, mas para festas durante a semana a ausência é bem mais freqüente, pois há vários compromissos que podem, eventualmente, comprometer o programa.
        Hoje em dia , é muito comum que as festas sejam feitas na escola da criança. Assim, a festa fica  mais econômica e o número de convidados é bem reduzido.
        Festas durante a semana, geralmente, devem ocorrer entre 18 a 19 horas, para dar tempo das pessoas chegarem do trabalho, festas aos sábados, geralmente, ocorrem a partir das 17 ou 18 horas, e aos domingos, ocorrem a partir das 15 ou 16 horas, pois muito irão trabalhar no dia seguinte.  


5º PASSO:
   
Antes de se preocupar com o que servir, você deve ter em mente o tipo de convidado que você terá em sua festa. Se a grande maioria será adulto, se existe alguma restrição alimentar em geral, e a partir desse ponto, comece a escolher o cardápio.

Qual quantidade de alimento para uma festa infantil? Como calcular comida para uma festa infantil?

Em primeiro lugar deve considerar que a quantidade irá variar em função do horário da festa e dos convidados previstos. Por exemplo, se for um almoço, você vai precisar de mais bebidas, pois geralmente a temperatura é mais alta. Sem contar um cardápio um pouco diferente, como introduzir um Buffet de crepes doces e salgados, por exemplo. Leve em conta a idade dos convidados. Crianças e idosos consomem menos que adultos e jovens. Considere que 2 crianças valem por um adulto. Mas segue abaixo uma estimativa da quantidade de doces, salgados, bolos, bebidas. Use também sua experiência:
Doces: 6 unidades por pessoa
Salgado: 12 unidades por pessoa
Refrigerante: 600 ml por pessoa
Cerveja: 600 ml por pessoa
Bolo: 100gr (uma fatia) por pessoa – lembre-se que as crianças ou não comem ou devoram várias fatias.
Carne: 200gr por pessoa
Carne para churrasco: 400gr que você pode dividir por picanha, lingüiça, costela ou outro tipo de carne.
Massa: 200gr por pessoa.
Se a festa ocorrer no horário de almoço ou jantar, devem estar previstas duas situações:
Oferecer uma refeição em geral, uma massa com opção de molho ou duas massa cada uma com um molho diferente e uma salada simples e também salgados durante o resto da festa;
Segunda situação: oferecer salgados variados em quantidade maiores que o normal.


 Se a festa ocorrer à tarde:
      Oferecer salgados variados
Quantidade para cada ocasião:
Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o número de adultos será menor. Já no final de semana, deverão comparecer um número maior  de adultos.

Festa à tarde:

Crianças:
5 salgados
2 doces
4 copos pequenos de refrigerante

Adultos:
6 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante.

Festa em horário de refeição:
Crianças: 
1 prato de massa ou outro (a comida que você estiver servindo)
3 salgados
2 doces
4 copo pequenos de refrigerante  

Adultos:
2 pratos de massa ou outro (a comida que você estiver servindo)
4 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante.

Quantidade de opções de salgados: de 4 a 6.
Quantidade de opções de doces: de 3 a 4.
Quantidade opções de bebidas: 3 (dois refrigerantes e água)

Sugestões do que você pode servir

Salgados
Podem sim, ser esquentados na hora da festa no forno a gás ou elétrico (não use microondas, os salgados esfriam rapidamente). Sirva bem quentinho: esse é o principal segredo para que fiquem saborosos. São recomendados para festas com muitos adultos. 

Você pode contratar barraquinhas, o serviço já vem com vários tipos de doce e salgados.

Mesa de guloseimas

Você pode alugar uma mesa de guloseimas na TIBILI e colocar doces como jujuba, balas, pirulito, mini bolinhos...use sua imaginação as crianças vão adorar.  

 O cardápio de festa infantil pode ser variado, com salgadinhos, docinhos, sanduíches, bebidas e o bolo. Por ser uma festa de criança, uma sugestão é apostar nas comidas em versões menores, como mini-sanduíche, mini-pizza, salgadinhos e docinhos divertidos e diferentes como mini-bolinho, brigadeiro de colher, docinhos em formato de bichinhos entre outros.
     O BOLO é uma das atrações principal da festa de aniversário, por isso escolha um sabor tradicional, que seja apetitoso e chame bastante atenção na mesa. O bolo que será assoprado pelo aniversariante é ideal que fique apenas para a família, este sim deve ser bem decorado de acordo com o tema da festa. Encomende um bolo com o mesmo recheio (só que bem maior) e sem tantos enfeites para os convidados.

     Vale lembrar que as encomendas das bebidas e da comida devem ser feitas antecipadamente para evitar problemas. Se preferir preparar as guloseimas em casa, programe-se para concluir o trabalho um dia antes da festa.
      Mas se o orçamento está bem apertado, e você mesma (o) irá organizar, tenha a preocupação de escolher bem os salgados, doces e bolo, e se possível contratar  algumas pessoas para servir.
      Numa festa de 50 até 90 pessoas, 3 pessoas costumam dar conta do recado,acima de 100 pessoas até 150 pessoas, o ideal é ter de 4 a 5 pessoas para servir e organizar a cozinha.


6º PASSO:
       Festa infantil tem que ter algum tipo de animação.
       Se puder, contrate animadores especializados, seja: PALHAÇOS, MÁGICOS, MONITORES, TEATRINHOS, hoje em dia há muita novidades como: SALÃO DE BELEZA, TATUADORES, CARTUNISTAS, ETC.
      Se for fazer em sua casa, alugar BRINQUEDOS como cama elástica ou piscina de bolinhas garantirá muita diversão para as crianças. Mas, caso tenha alguém animado na família, não custa nada dar uma forcinha.



7º PASSO: Lembrancinhas

Você pode comprar nas lojas especializadas vários tipos de lembranças temáticas ou mandar personalizar esses brindes. Depois de ter escolhido o tema ou a cor predominante da festa, tudo fica mais simples. As opções são muitas de lembranças:

Almofadas com o tema ou a foto da criança
Sacolas, mochilas ou bolsas com o tema ou foto (enche-as com guloseimas ou brinquedinhos)
Camisetas com a foto ou tema da festa
Canecas com foto ou tema
Baldes com tema
Vasinhos com guloseimas varetas e bolas
Potes com guloseimas

Você também pode usar caixas e outros utensílios para acomodar:
Sabonetes, toalhas de mão ou rosto com o tema da festa, maquiagem, bijuterias, brinquedos ou jogos.

Você também pode ser criativo e ecologicamente correto.  Compondo você mesma as lembranças ou centro de mesa da sua festa. Vai ficar um charme e totalmente exclusiva. Junte os recicláveis de sua casa e limpe-os para que você tenha uma quantidade para seus convidados, depois é tematizar ou personalizar você mesma, use sua criatividade.

Junte os seguintes:

Caixas longa vida
Latas de conserva
Potes de vidro
Potes de plástico
Caixas de papelão

E tantos outros que temos todos os dias em nossa casa. Com eles você pode forrar ou pintar com as cores da sua decoração e tematizá-los colando o desenho do tema ou personalizá-los com a foto do seu baby. Escreva o nome do seu filho ou filha coloque dentro guloseimas ou outro brinde que queira. Eu sei que vai ficar lindo de mais e todos vão elogiar muito! 

Nossos casos de centro de mesa ele deve ter aproximadamente de 20 a 30 cm, cuidado para não fazer um enfeite grande demais ou pequeno demais, pois a mesa servirá de apoio para os convidados. 

8º PASSO
      Agora é a hora dos detalhes finais.
     
      Veja se comprou os copinhos necessários, não se esqueça da velinha e da pá de bolo.
      Chegue na sua festa com 30 minutos de antecedência, para ter tempo de tirar as primeiras fotos.
       Infelizmente algumas equipes contratadas costumam se atrasar, como fotográfos, animadores, brinquedos, então não custa nada dar uma ligadinha para ver se a pessoa já está a caminho, se não está perdida.
       A festa passa muito rápido, você nem sente que as 4 horas geralmente a duração de uma festinha, se passaram.
      Aproveite sua festa, se foi você mesmo que organizou cansará um pouqinho, mas valerá apena este leve cansaço, pois nada se comparará a alegria no rostinho da (o) aniversariante!

     Ah!!! Não se esqueça que a TIBILI  aluga lindas decorações temáticas.